Editorial
É com entusiasmo que abrimos as persianas e lançamos o primeiro Boletim da 23ª Jornada da EBP-BA, O(caso) da intimidade: inquietante opacidade do ser, que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro de 2018, e tem como convidado Gustavo Dessal, Psicanalista em Madrid, Analista Membro da Escola (AME) Europeia de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Gustavo Dessal tem mais de cem artigos publicados em diversos países e escreveu em co-autoria com Zygmunt Bauman o livro “O retorno do pêndulo: sobre a psicanálise e o futuro do mundo líquido”, que promove um rico diálogo sobre a sociedade atual.
(O)caso da intimidade. Inquietante opacidade do ser
Obscura intimidade. A luz e o íntimo são antagônicos. Lacan mostrou muito cedo o pouco de acesso que o sujeito tem. A ilusão de transparência da sua própria intimidade, como observa Judith, é uma miragem. Que a intimidade seja opaca para cada um, que seja impossível olhar através dela, nos coloca no avesso do translúcido, seja a respeito de si, seja a respeito do outro.
Gustavo Dessal, fala sobre (O)caso da intimidade
Na versão pós-moderna do panóptico de Bentham, a noção e o sentimento de intimidade se desfazem. O mundo líquido deu um passo à frente e ficou sem gravidade. É o mundo do Big Data. Aos poucos, todos e cada um dos segredos de nossa existência vão sendo registrados no formato de sinais digitais. Não se trata de uma perspectiva futurista ou distópica. Atualmente, a China é o país mais avançado…