EDITORIAL
Marcela Antelo – AME. Membro da EBP/AMP
Na preparação da Jornada que se aproxima nos orientamos através do Curso de Jacques-Alain Miller, que propõe que o termo extimidade “há que fazê-lo significar e deixar aí uma estrutura que demonstre a possibilidade de construí-lo, pensá-lo, como o mais próximo, o mais interior ao tempo que exterior”.
Envergonhar o eu: Escândalos públicos – O público e o privado hoje
Pablo Russo – Membro da EOL/AMP
Boa tarde! Agradeço muito especialmente à organização das Jornadas que tem promovido em ato uma conversação ou interlocução entre os Departamentos do ICdeBA, o que raramente acontece.
Coloquei um título experimental a estas notas sobre o escândalo, linhas ou ideias que pretendem somente provocar a conversação com a mesa.
Em Enlaces, faz muito tempo, mas especialmente este ano, temos trabalhado sobre o apagamento das bordas, dos limites, das fronteiras, entre outras dimensões ou termos, entre o público e o privado, conduzindo-nos esse problema à pergunta sobre o escândalo; com a alegria, nesta ocasião, de convidar o outro, os outros, a compartilhar a tentativa de responder a esta interrogação, a participar do trabalho.
MOMENTO CLÍNICO
Transferência ao Real
Bernardino Horne -AME, Membro da EBP/AMP
Sintetizo trechos sobre a transferência de uma aula no Seminário de Formação Permanente, realizada em julho de 2018, quando começávamos o estudo da Intimidade, tema de nossa próxima Jornada. A hipótese inicial foi de que a Intimidade é do Um.
Como vocês lembram, Freud considerava, desde o início de sua obra, o Sintoma como um corpo estranho. Estranho, a rigor, é o êxtimo, o mais íntimo e o mais estranho do falasser. O Gozo Um. A Transferência se instala quando o analista, por sua leitura, se alinha com esse ponto Troumatique. Ponto de gozo que é o modo no qual o Real se apresenta na clínica. É a transferência ao Real.
INTERCÂMBIO
Resenha do livro «Je» Une traversée des identités, de Clotilde Leguil
Nayahra Reis – Psicóloga Clínica em Paris, Mestre e Doutoranda em Psicanálise pela Universidade Paris 8.
O último livro de Clotilde Leguil, “Je”, Une traversée des identités (2018), aborda, ao nosso ver, a questão do íntimo e do êxtimo na contemporaneidade sob um novo ângulo, a partir da distinção entre o “Je” e o “moi”.
Partindo da observação de que no século XXI a questão da identidade, seja de ordem sexual, política, religiosa ou cultural, tem ocupado um espaço importante nos discursos sociais, Clotilde Leguil nota que quanto mais falamos de identidade, menos falamos do , do sujeito do inconsciente. Assim, o objetivo principal do seu livro é defende…
ACONTECE NA EBP-BA
APRESENTAÇÃO DO ATELIÊ DE LEITURA – 2018
Biblioteca… a que será que se destina…
Coordenação: Analícea Calmon (Membro da EBP/AMP) e Fátima Sarmento (Membro da EBP/AMP)
Uma das plataformas de trabalho da Biblioteca da EBP – Seção Bahia é o Ateliê de leitura, implementado no biênio anterior a esta Diretoria e que, na modalidade de uma atividade que segue o ritmo do um por um, vem tendo uma interessante e produtiva continuidade.
No mês de maio do corrente ano, foi lido o texto de Freud “O Estranho” (1919), que ora inspira os seguintes comentários:
Há um século, referindo-se ao tema da estética na perspectiva de uma teoria das qualidades do sentir, Freud escreveu esse texto, a que deu o título “Das Unheimliche”, que para nós se traduziu como “O Estranho”. Ao “estranho”, Freud contrapôs “o familiar”.
ENTRE(a)VISTA
Entrevista com o convidado da 23ª Jornada da EBP-BA, Gustavo Dessal
Rogério Barros – Associado do IPB-BA
Gustavo Dessal, AME da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e da Escola Lacaniana de Psicanálise do Campo Freudiano (ELP), é o nosso convidado para a 23ª Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Bahia.
Envio de Trabalhos:
Convocamos vocês à escrita de trabalhos articulados com a investigação proposta. Receberemos os argumentos resumidos até o dia 10 de agosto de 2018 (máximo 1000 caracteres) e os trabalhos completos até o dia 30 de agosto de 2018, que não devem ultrapassar 5000 caracteres (incluindo referências), em letra Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5. Favor enviá-los para: ebpbahia@terra.com.br e em assunto colocar: Sobrenome, Argumento (ou Trabalho) 23 Jornada. No corpo do e-mail deverá aparecer o eixo temático escolhido.