
EDITORIAL
Analícea Calmon
Em tempo de primavera, quando as chuvas forem trocadas por flores e os guarda-chuvas forem posicionados de cabeça para baixo, nos encontraremos para falar da interpretação, tendo no horizonte a interpretação dos sonhos.
Neste momento em que nos preparamos para este encontro, apresentamos as nossas boas vindas, trazendo uma entrevista com o professor e filósofo Dante Galeffi, sobre “O tempo, a música e a mística”. Desta entrevista, que vale a pena ser escutada, destacamos a seguinte enunciação: “… temos acesso a um tempo mais KAIRÓTICO, que é o tempo da surpresa, do acontecimento”. Esta enunciação, que fala de uma perspectiva de tempo não cronológica nem diacrônica, dialoga com uma das conferências que o nosso convidado, Miguel Bassols, proferirá a propósito do tempo de interpretar, e que intitulou “KAIRÓS, o momento oportuno”.
Este número do (In)temporal, bem como os que o antecederam e os que o sucederão, nos convida a sair do instante de ver para, juntos, na 24ª Jornada da EBP – Seção Bahia, vivenciar um novo tempo de compreender a interpretação, sendo o despertar da primavera e o despertar dos sonhos, a nossa visada para um momento de concluir.
TANTA COISA BONITA QUE TEM, NA BAHIA
A 24ª Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise acontecerá durante primavera, que na Bahia, chega com o calor e as inúmeras paletas das cores do verão. A constante beleza das praias que se estendem de norte a sul do estado; o encanto das serras da Chapada Diamantina localizada no coração baiano; são diversas as opções de roteiro que o estado de grande valor histórico e cultural nos oferece. Salvador, a primeira capital do país em 1549, fervilha com inúmeras atividades culturais, nos possibilitando participar integralmente da mistura harmônica que encontramos em cada esquina dessa cidade. São vários pontos turísticos atravessados entre o passado e o presente revelando a história viva no nosso cotidiano. Ficamos ‘contente da vida’ em saber que o Brasil tem a Bahia e na Bahia teremos o Bassols. Sem dúvidas seremos inspirados com suas conversações e a vontade de passar mais tempo por aqui é a nossa aposta como um dos efeitos desse encontro. Para isso, na comissão de acolhimento, dividimos os roteiros a partir dos dias que vocês desejem ficar a mais: um, três ou cinco dias.
- 1 dia: Baía de Todos os Santos | Ilha de Maré
- 3 dias: Litoral Norte | Praia do Forte, Imbassaí e Diogo.
- 5 dias: Chapada Diamantina | Ou Lençóis ou Mucugê ou Vale do Capão
Acompanhe nosso (in)Temporal, que, além desses roteiros, teremos também indicações de hospedagem, atividades culturais e restaurantes próximos ao evento.
Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas.
Cordialmente,
A Comissão “Há-com-chegue”.
Bruna do Vale
Camila Abreu
Júlia Jones (coordenadora)
Dante Galeffi
Tempo de Interpretar EBP Bahia
