É após o clima de festejos juninos na Bahia que apresentamos a 4ª Edição do Boletim Persiana Indiscreta. Avançamos na investigação acerca do lugar da intimidade na contemporaneidade, sob distintos olhares, fazendo um percurso entre psicanálise, arte e comunicação. A nossa proposta é produzir, como nos ensinou Freud, um saber elaborado a partir do que podemos extrair do diálogo com outros campos.
No texto De Anacoretas a Hikikomoris, Santiago Hormanstorfer, Integrante de Enlaces, do Instituto Clínico de Buenos Aires (IcdeBA), propõe uma reflexão sobre as manifestações clínicas na atualidade que incidem no campo da intimidade, especialmente a reclusão dos jovens japoneses que abandonam a vida social e restringem o contato com o mundo exterior aos jogos. Promove ainda uma discussão acerca das especificidades da solidão na contemporaneidade e as diferenças em relação às “antigas” paixões pela solidão.
Em seguida, na Rubrica Entre(a)vista, Renata Simões, diretora e jornalista, responde às perguntas de Rogerio Barros, Associado do IPB-BA, sobre o lugar da intimidade na atualidade, considerando o boom da comunicação digital, a exposição exacerbada da privacidade como um objeto a ser consumido e a ser vendido no mundo business.
Inaugurando a Rubrica Intim&cidade, Laiz Cardozo, Associada do IPB-BA, nos apresenta o belíssimo texto ARTE E URBANIDADE, espaço e subjetividade, da Arquiteta e Artista Plástica Aruane Garzedin, que realiza Grafitismo em Salvador, revelando o seu olhar sobre a vida íntima na atualidade, projetada na cidade.
Por fim, na seção Aconteceu na EBP-BA: Leituras Seminais, Bruno de Oliveira, Associado do IPB-BA, nos brinda com as ressonâncias de um dos nossos eventos preparatórios para a 23ª Jornada da EBP-BA, Intimidade em cena: Diálogos com a Comunicação, ocorrido no dia 06 de junho com a participação do convidado Nelson Pretto, sob coordenação de Marcela Antelo e Marcelo Veras.
Abram a Persiana, vale a pena conferir!